O que é caricatura?

Caricatura é a expressão do humor em forma de desenho. Seu principal objetivo é o exagero, usado para ressaltar os traços e caracteristicas marcantes de uma pessoa, sejam físicos ou gestuais.
Há outros tipos de caricaturas como de animais e objetos, cujo objetivo é ilustrar livros, desenhos animados, filmes e séries de TV. Neste caso é mais utilizada como entretenimento e diversão.

Antigamente, as caricaturas eram criadas manualmente com linhas e contornos mais simplificados e com distorções mais evidentes. Porém, graças a tecnologia, hoje as caricaturas podem ser criadas digitalmente. 

Hoje é muito comum ver caricaturas digitais espalhadas pela internet, em blogs, redes sociais e sites. Isso auxilia na divulgação e exposição da arte, além de facilitar bastante as impressões, sempre mantendo a qualidade gráfica da mesma.

 

Origem da caricatura

A caricatura teve grandes expoentes, talvez o primeiro deles seja Annibale Carracci. Ele e seus familiares italianos também decoravam galerias e juntos fundaram  uma escola de artes, onde foi a origem do ecletismo acadêmico.
Em 1646 Agostino Carracci criava desenhos de cunho humorístico e para dar nome a essa classe de desenhos, foi criado o termo "caricatura".

 

A história da caricatura no Brasil

O artista Manuel José de Araújo Porto-Alegre (barão de Santo Ângelo) foi pioneiro no Brasil e publicou sua primeira caricatura durante o período regencial. Posteriormente, veio através da arte publicar outra caricatura no jornal para ridicularizar seu inimigo.

Desde 1836 a caricatura é utilizada para destacar acontecimentos na política por conta da corrupção, como uma forma de denunciar escandalos. Essa maneira de críticar é muito utilizada até os dias atuais. Mais tarde no Brasil, o artista Ziraldo em 1969 ganhou grande notoriedade durante o regime militar. Na época publicou uma série de caricaturas e charges no jornal "O pasquim 21".
Além de Ziraldo, outros artistas (que se denominavam caricaturistas já na época) também se destacaram: Raul Pederneiras, Calixto Cordeiro, J.Carlos, Angeli, Glauco Villas-Boas, Millôr Fernandes, Chico Caruso, Laerte e entre outros.